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Como administrar uma franquia? 6 dicas para ter sucesso como franqueado!

Sabemos que uma franquia tem muito mais chances de conseguir prosperar do que uma empresa criada do zero. Porém, para administrar e ter sucesso na franquia, não quer dizer que as coisas vão ser simples e os resultados rápidos.

Assim, é preciso saber como administrar uma franquia para que a empresa tenha sucesso e você consiga o retorno esperado. Para te ajudar, separamos 6 dicas que vão te ajudar na administração da sua empresa.

O que vamos falar neste artigo?
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    Mantenha o contrato com a franqueadora sem falhas

    Check

    Em um sistema de franquia, o franqueado adquire o direito de usar a marca e os produtos da franqueadora. Isso em troca de uma porcentagem dos ganhos da empresa filiada ou com um fixo mensal.

    Além disso, são cobradas algumas taxas, tais como as relacionadas ao marketing, para novos estudos de mercado e aplicação da marca. Todas essas cobranças são descritas no contrato, inclusive com a periodicidade que devem ser pagas.

    Então, manter o pagamento dessas cobranças é o que vai permitir que seu investimento comece a dar retorno. Caso não haja o pagamento das dívidas, a empresa pode suspender o uso da marca e ainda processar o dono da franquia.

    Por isso, o primeiro passo para garantir o sucesso da sua franquia é manter o pagamento em dia. E a melhor maneira de fazer isso, é incluir os custos da marca nos produtos ou serviços e separar o valor mensal que deve ser repassado.

    Aproveite todo o tipo de ajuda que a franqueadora oferecer!

    Know-How

    Uma franqueadora de respeito não oferece apenas o direito de usar a sua marca, ela oferece todo suporte que sua franqueada necessita. Principalmente nos primeiros meses, quando a administração é um pouco mais complexa.

    Assim, aproveite todo tipo de ajuda que eles tenham disponível, seja relacionado a cursos de treinamento, com relação às finanças, ordem da loja e na divulgação.

    Em adicional, tenha em mente, que mesmo que você seja uma pessoa com experiência com franquias, é provável, que os donos da marca conheçam esse mercado específico e saibam bem quais as práticas que realmente funcionam.

    Algumas empresas ainda oferecem consultorias com profissionais de contabilidade, bem como, advogados trabalhistas e outros. 

    Então, aproveite esse momento tão importante, para conhecer cada detalhe da contratação e de como encontrar o contador ideal para sua franquia.

    Separe as finanças pessoais das da empresa

    Valor!?

    Um erro muito comum em empresários de primeira viagem, é não separar os gastos pessoais dos gastos da empresa. E esse erro, pode custar o sucesso da sua franquia.

    Por isso, mantenha tudo separado e tenha um salário definido de acordo com os ganhos da empresa. Claro que o salário precisa estar de acordo com a realidade do momento financeiro da empresa.

    É dessa maneira que você. efetivamente, consegue calcular os ganhos reais da sua franquia, além de definir o quanto tem lucrado. Inclusive, separar os gastos ajuda na hora de calcular a porcentagem que é de direito da franqueadora.

    Invista em Marketing

    Vamos nos conhecer?

    Investir na divulgação da sua franquia é muito importante para o sucesso da empresa. Vejamos que o retorno é rápido e o custo não é tão alto, como algumas pessoas ainda imaginam. 

    Hoje, o marketing digital é a melhor ferramenta, mas, dependendo do tipo de franquia e de cliente alvo, também, a distribuição de panfletos, entre outras ações de marketing tradicional, são vantajosas.

    O ideal é mesmo, conversar com um profissional, da franqueada, para entender as estratégias mais efetivas para a sua empresa. A divulgação é uma excelente maneira de aumentar a visibilidade e a procura pelos seus serviços ou produtos.

    Além de que, a franqueadora normalmente disponibiliza ferramentas, para o franqueado divulgar o seu negócio localmente.

    Porém, o marketing direto e de relação, também é importante , sendo uma das melhores ferramentas de divulgação. Por isso, pense em maneiras de presentear seus clientes, programa de benefícios ou mimos.

    Treine sua Equipe periodicamente

    Gente Feliz!

    Uma parte muito importante na administração de uma franquia, é o treinamento das equipes, principalmente equipes que lidam diretamente com os clientes. Os treinamentos ajudam o profissional a entender como o trabalho deve ser realizado, assim como, a aprender o trato com o cliente.

    E, não basta apenas um treinamento quando o colaborador entra para  a empresa, também é preciso realizar reciclagem periódica. Esses cursos de reforço, relembram alguns hábitos que são esquecidos ao longo dos meses de trabalho e podem trazer novidades para o atendimento.

    Dedique seu tempo ao empreendimento

    Olho do dono engorda o boi!

    Para administrar uma franquia de sucesso é preciso investir mais do que dinheiro. Investir o seu tempo é essencial. Começar uma empresa pensando em um pequeno negócio local não é a maneira correta de conseguir crescer.

    Outro fator, que atrapalha o desenvolvimento da franquia é dividir o tempo com outra profissão. A sua franquia precisa ser o seu foco central, principalmente nos primeiros anos, quando o trabalho é muito maior e ainda está no início de sua curva de aprendizado.

    Por isso, invista toda a sua energia para conseguir fazer o negócio se tornar sólido. Estude, participe de palestras e cursos e ainda converse com profissionais que já lidam com franquias.

    Seguindo essas dicas, as chances de você conseguir administrar uma franquia com sucesso são muito maiores.

    Quer fazer parte de uma franquia de sucesso?

    A House Maid, tem tudo o que é necessário para o ajudar nesta empreitada!

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